Conforme conversamos em sala, submeto abaixo links para os dois primeiros conjuntos de fichas de aula...
.
Primeiro conjunto (semanas 01 a 03);
.
Segundo conjunto (semanas 04 a 06);
.
Nos vemos logo mais! Abs, Luiz Maia.
.
Fichas de aula, dicas acadêmicas e reflexões sobre economia e finanças para os interessados nos temas tratados por Luiz Maia, Professor Associado na UFRPE.
Bem-vindos, alunos de Economia 1 da UFRPE !
É um grande prazer recebê-los nesta primeira disciplina do Bacharelado em Ciências Econômicas da UFRPE. Conforme informado na aula inaugural, seguem dois links úteis:
.
1) Acesso a fichas de aula, listas de exercícios, provas antigas (clique aqui)
.
2) Link para um questionário de apresentação (voluntário, clique aqui)... lembrar de apertar o botão de submissão, ao final da página.
.
Abs, Luiz Maia.
Atividades para os dias 24 e 25 de Outubro
Caros alunos, conforme discutido em sala, seguem recursos para atividades não presenciais referentes às aulas dos dias 24 e 25 de outubro. Havendo dúvida, favor me contactar por e-mail ou pelo Facebook.
.
Disciplina Mercado de Capitais:
Vídeo Acadêmico 1: Mercado de Opções (clique aqui)
Vídeo Comercial 1: Mercados Futuros (clique aqui)
Vídeo Comercial 2: Mercados Futuros (clique aqui)
Vídeo Comercial 3: Derivativos Agrícolas (clique aqui)
.
Disciplina Economia 1:
Vídeo 1: Teoria do Consumidor, 1a parte (clique aqui)
Vídeo 2: Teoria do Consumidor, 2a parte (clique aqui)
Abraços!.
Dicas de sala de aula, 15/10/12
Tanto na turma de Mercado de Capitais como na turma de Economia I, pintaram boas discussões em sala (nesse dia 15/10/12) que merecem dicas de material adicional. Vejamos abaixo:
.
Mercado de Capitais: exemplo de exercício (clique aqui) em que se discute, sob a luz do modelo CAPM, a avaliação de projetos alternativos de investimento. O destaque fica por conta de sempre precisarmos trabalhar com cenários alternativos para avaliar as expectativas de retorno e risco.
.
Economia I: um dos artigos mais célebres da teoria econômica, Ronald Coase abre toda uma nova literatura ao investigar decisões empresariais no contexto de externalidades. O texto está disponível em inglês (versão original, clique aqui) ou em tradução livre para o português, oferecida pela PUC-PR (clique aqui).
.
Abraços e boa diversão a todos!
.
Mercado de Capitais, fichas de aula (novas!)
Conforme combinado, clique aqui para baixar as fichas de aulas (em versão preliminar) relativas aos tópicos de finanças, na disciplina mercado de capitais (Economia-UFRPE).
Atividade 2a. V.A., Mercado de Capitais (UFRPE)
Conforme discutido em sala de aula, clique aqui para baixar a atividade com 5 questões, que pode corresponder a 30% da nota da 2a V.A.
Macroeconomia de Lula & Dilma
23/09/12
Interessante a matéria da Folha de São Paulo de hoje (clique aqui), sugerindo que Dilma estaria inovando na política econômica.
Interessante a matéria da Folha de São Paulo de hoje (clique aqui), sugerindo que Dilma estaria inovando na política econômica.
.
Creio ser fantasiosa a tese de que Dilma faz o que Lula optou por não fazer - alterar a política macroeconômica de FHC. O câmbio administrado (ao invés de flutuante) e a tolerância com inflação acima de 5% por dois anos (impensável, na gestão Meirelles) são ambos resultado de uma mudança conduzida POR LULA há 5 anos: a troca gradual (e constitucional!) da diretoria do Banco Central, agora composta de maioria desenvolvimentista e subserviente ao Mantega. Enganou-se, portanto, quem achou que Lula e o PT haviam "evoluído" para uma concepção mais conservadora sobre o valor da estabilidade monetária. Afinal, eles foram contra o Plano Real, contra a Lei de Responsabilidade Fiscal e contra o Sistema de Metas de Inflação.
.
Só me surpreende - juro! - que o Tombini (Presidente do Banco Central), que conheço e admiro, se mostre tão omisso diante do desmonte.
.
Ambiente Macro, MBA Ibmec/FA7 (Fortaleza)
Conforme discutido em sala de aula, segue abaixo uma série de links para vídeos e materiais de suporte à disciplina Ambiente Macroeconômico, lecionada em Fortaleza:
.
1a Lista de Exercícios, Soluções Comentadas;
2a Lista de Exercícios, Soluções Comentadas;
.
.
1o. Vídeo, Economia Descomplicada (Demanda e Oferta);
2o. Vídeo, Economia Descomplicada (Equilíbrio e Concorrência);
3o Vídeo, Prática com Deslocamentos de Demanda e Oferta;
.
.
E para a parte final da disciplina... :
4o Vídeo, Demanda e Oferta Agregadas;
5o Vídeo, Demanda e Oferta Agregadas;
6o Vídeo, Demanda e Oferta Agregadas;
.
Abs!
Gestão Financeira (MBA Gestão, Recife)
Prezados, conforme combinado, ofereço (clique aqui) lista de exercícios de suporte ao aprendizado, na disciplina Gestão Financeira, Recife (City Business School).
.
Para quem já trabalhou nos exercícios, ofecereço a solução comentada para cada um deles, bastando clicar aqui.
.
Vídeo 01
Vídeo 02
Vídeo 03
Vídeo 04
.
,
.Abraços!
.
Para quem já trabalhou nos exercícios, ofecereço a solução comentada para cada um deles, bastando clicar aqui.
. .
Abaixo, seguem ainda links para vídeos, com resoluções de outros exercícios que podem complementar a preparação para a avaliação final:.
Vídeo 01
Vídeo 02
Vídeo 03
Vídeo 04
.
,
.Abraços!
.
Material Adicional, Adm Financeira CP (Ibmec/FA7)
Conforme combinado em sala, seguem links para o material adicional de apoio aos alunos da disciplina:
.
.
Lista de Exercícios (Soluções comentadas aqui)
.
Apresentação sobre o BNDES
.
Apresentação com Fluxo de Caixa de Linhas de Crédito
.
Abraços!.
Vídeos, Ambiente Macroeconomico (Ibmec/Recife)
Por que Dilma mexeu na Poupança (II)?
.
Muito bom o texto do novo parceiro no Blog Educação de Bolso, Professor Marcelo Barros (clique aqui para lê-lo). Ao explicar, com muita precisão, as razões do governo para a mudança, contudo, o colega acabou me levando a avaliar criticamente essas razões.
.
A lógica, de maneira resumida: haveria espaço para novos cortes na Selic... e, ao cortá-la, o Banco Central faria com que a remuneração de títulos de curtíssimo prazo da dívida pública fossem menores que a da caderneta; isso, por sua vez, levaria investidores a optarem pela última, tornando complicada a gestão da dívida de curto prazo. Como novos cortes na Selic precisam vir, para gerarmos mais empregos e renda, vamos mudar a regra de remuneração da poupança.
.
Aí, não custa perguntar:
.
1. Há, mesmo, espaço para novos cortes na Selic? Bom, dada a apatia industrial, não restaria dúvidas... mas o comércio e os serviços, salvo engano, são os itens que mais pressionam a inflação hoje. Será prudente seguir cortando fortemente os juros básicos, sem termos clareza da trajetória dos preços ainda neste ano calendário? Não creio que seja.
.
2. Cortar Selic não significa, necessariamente, cortar juros para o tomador de crédito... para tornar mais baratos os empréstimos, temos uma agenda ampla, que passa pela concorrência no setor bancário (ponto para Dilma!), mas também pela redução dos depósitos compulsórios, pela redução da tributação sobre o crédito e por uma complexa teia de subsídios cruzados (ou seja, juros baixos para uns poucos, em troca de juros altos para muitos).
.
3. Por que a dívida de curto prazo, atrelada a Selic, precisa ser tão atraente? Não seria interessante retirar sua atratividade lentamente, no processo de emissão de mais títulos pré-fixados? Não é essa uma das metas na gestão da dívida, bem sucedida nos últimos 15 anos...?
.
4. Será prudente seguir praticando políticas fiscal e monetária expansivas, particularmente as voltadas para o aumento do CONSUMO, quando o país não consegue elevar de maneira consistente o INVESTIMENTO? Desestímulos à poupança não seria tornar ainda mais desequilibrada essa demanda agregada interna?
.
Quanto mais penso nessas questões, mais acredito que a decisão da Dilma foi ousada apenas do ponto de vista político... sob o olhar econômico, trata-se de mais um remendo, típico de quem não reconhece a necessidade de reformas profundas.
.
Luiz Maia.
.
Vídeo-Atividades de 26 e 30 de abril
Seguem abaixo links para dois vídeos, relativos às atividades de 26 e 30 de abril - em que não tivemos aula presenciais:
.
.
.
Abraços a todos!
.
Disciplina Ibmec, Adm Financeira CP
Conforme acertado em sala, seguem abaixo links para leituras que subsidiarão nossas discussões:
Lista Resolvida e Comentada (aqui)
.
.
Leitura 1: Política de Dividendos e Caixa.
Leitura 2: Estudo de Caso Telefonia.
Leitura 3: Estudo de Caso Agropecuário.
Leitura 4: Estudo de Caso Tesouraria de Grandes Empresas.
Lista de Exercícios e Aplicações (aqui)Lista Resolvida e Comentada (aqui)
.
Economia 1: aula de 5a feira (05/04) será por vídeos
Devido às circunstâncias já explicadas em sala, a aula de 5a feira (05/04) não usará as instalações da UFRPE. Abaixo, os dois links com vídeos da aula (estarão ativos ao final do dia 05).
.
.
E, para quem se animar e quiser avançar mais, indico esse outro vídeo - mais recreativo do que didático - sobre assuntos que discutiremos mais tarde na disciplina. É muito interessante: 200 países, 200 anos em 4 minutos.
.Mercado de Capitais (Fichas de Aula Atualizadas)
Segue (abaixo) link para alunos que estão cursando a disciplina Mercado de Capitais na UFRPE:
.
.
Abraços!
.
.
.
Abraços!
.
Material para disciplina Economia 1
Conforme explicado em sala, clique aqui para baixar um pacotão com fichas de aula, listas de exercícios e provas antigas da disciplina.
.
Solicitamos que preencham um rápido questionário, para sabermos quem são os alunos ingressantes... por favor, clique aqui. Não esquecer de clicar sobre o botão "Concluído" ao final"
.
Por fim, seguem abaixo links para vídeos que resgatam as discussões dessas primeiras aulas, principalmente para aqueles que as perderem:
.
.
Solicitamos que preencham um rápido questionário, para sabermos quem são os alunos ingressantes... por favor, clique aqui. Não esquecer de clicar sobre o botão "Concluído" ao final"
.
Por fim, seguem abaixo links para vídeos que resgatam as discussões dessas primeiras aulas, principalmente para aqueles que as perderem:
.
Pibinho x Impostão
Quer ler meu artigo sobre os resultados do PIB e da arrecadação tributária federal em 2011, clique aqui.
.
Abraços!
.
.
Abraços!
.
Assinar:
Postagens (Atom)