Segue abaixo link para conjunto incompleto de fichas de aula para a disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa Econômica. Para acessá-las, clique aqui.
Fichas de aula, dicas acadêmicas e reflexões sobre economia e finanças para os interessados nos temas tratados por Luiz Maia, Professor Associado na UFRPE.
Revisão 1a V.A. de EBC
Clique aqui para obter a lista de exercícios de revisão resolvida e comentada. A prova deve ter perfil semelhante, obviamente.
Mercados, Demanda e Oferta
Aí está, a mais fundamental ferramenta da economia, o diagrama de demanda e oferta. Clique nos links abaixo para acessar os vídeos:
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1o. Vídeo, Economia Descomplicada (Demanda e Oferta);
2o. Vídeo, Economia Descomplicada (Equilíbrio e Concorrência);
3o Vídeo, Prática com Deslocamentos de Demanda e Oferta.
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Economia 1 (2014)
É um grande prazer recebê-los nesta primeira disciplina do Bacharelado em Ciências Econômicas da UFRPE. Conforme informado na primeira semana de aula, seguem três links úteis:
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1) Acesso a fichas de aula, listas de exercícios, provas antigas (clique aqui)
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2) Link para um questionário de apresentação (voluntário, clique aqui)... lembrar de apertar o botão de submissão, ao final da página.
3) Link para vídeo sobre temas das primeiras aulas (clique aqui)
3) Link para vídeo sobre temas das primeiras aulas (clique aqui)
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Abs, Luiz Maia.
Economia 1: mercados, demanda e oferta
Pessoal, hora de começarmos a discutir e utilizar a mais importante ferramenta da economia, o diagrama de demanda e oferta. Clique nos links abaixo para acessar os vídeos:
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1o. Vídeo, Economia Descomplicada (Demanda e Oferta);
2o. Vídeo, Economia Descomplicada (Equilíbrio e Concorrência);
3o Vídeo, Prática com Deslocamentos de Demanda e Oferta.
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Aula Semana 02 - FPP e as Potencialidades dos Países
Conforme conversado em sala de aula, seguem abaixo links para vídeos sobre um dos modelos fundamentais da Economia (Fronteiras de Possibilidades de Produção, FPP) e para uma extraordinária visualização das potencialidades dos países, nos últimos 200 anos:
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Retomaremos os assuntos em sala, nas próximas aulas. Bom final de semana a todos!
.Bem-vindos à Economia 1, UFRPE (2013) !
É um grande prazer recebê-los nesta
primeira disciplina do Bacharelado em Ciências Econômicas da UFRPE.
Conforme informado na aula inaugural, seguem três links úteis:
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1) Acesso a fichas de aula, listas de exercícios, provas antigas (clique aqui)
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2) Link para um questionário de apresentação (voluntário, clique aqui)... lembrar de apertar o botão de submissão, ao final da página.
3) Link para vídeo sobre temas das primeiras aulas (clique aqui)
3) Link para vídeo sobre temas das primeiras aulas (clique aqui)
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Abs, Luiz Maia.
Exercícios de Revisão, Disciplina Economia 1, UFRPE
Então vamos lá: para os alunos que querem praticar e se preparar para as 2a e 3a V.A.s que se aproximam, submeto abaixo um bom número de vídeos, com resoluções comentadas de exercícios. Bom trabalho a todos!
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(1) Resolução de 2a V.A. de anos anteriores (clique aqui);
.Revisão Modelo de Solow
Atendendo a pedidos da turma de Desenvolvimento Econômico, segue material de revisão dos primeiros capítulos do livro de Charles Jones, sobre o modelo de Solow:
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Ficha de Aula 2 ..... (novos vídeos serão adicionados!)
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Atividades de Revisão para 1a V.A., Economia 1
Então, aqui vão três questões para quem já fez a primeira leitura do material lecionado em sala (vide post abaixo com material da disciplina):
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1a. Questão: Clique aqui, assista ao espetacular vídeo "200 anos, 200 países, 4 minutos" e responda: Como representaríamos a maior longevidade e o crescimento populacional de um país no diagrama das Fronteiras de Possibilidade de Produção (FPP)?
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2a Questão: O passe-livre para estudantes é uma demanda legítima de nossa sociedade... mas seria possível representar os efeitos dessa política pública sobre o mercado de transporte urbano de passageiros? O que aconteceria com a tarifa (para os que pagam) se os estudantes representassem, digamos 30% do total de passageiros?
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3a Questão: Nos últimos 12 meses, governos federais, estaduais e municipais vêm revendo e alterando alíquotas de tributação incidentes sobre energia elétrica, transporte público, combustíveis... Ao mesmo tempo, não é difícil perceber que todos esses bens/serviços têm elasticidade-preço de suas demandas muito baixas (ou seja, os consumidores adquirem quase as mesmas quantidades quando os preços se alteram). Será coincidência? Como você vê essa questão?
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(*) Respostas para essas questões serão discutidas nos 5 minutos que antecederão nossa V.A., segunda-feira. Abs!
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